domingo, 27 de fevereiro de 2011

Libelula - tempo de recomeçar

Libélula



Aparece no outono e simboliza mobilidade, transitoriedade e auto-conhecimento. É a essência dos ventos de mudança, de transformação positiva.

Irrequieta, voa incessantemente, planando, dando rasantes, parece ter sempre muita pressa. Isso porque este inseto está sempre vivendo o ponto culminante de sua vida (depois de se transformar em libélula, passando por mais de 15 metamorfoses, sua vida dura muito pouco - 3 meses no máximo) e não tem tempo a perder.





COMUNICAÇÃO,  AMIZADE,  OTIMISMO,  DESPREOCUPAÇÃO,  BOM HUMOR


Alguns animais se conectam com pessoas para transmitirem energia quando possuem afinidade com seu espírito. Contatos diretos com este animal ajudam no equilíbrio do espírito

Pessoas com o espírito da Libélula, precisam se esforçar para expressar suas nescecidades, desejos, sonhos e esperanças. Este espírito também é a essência dos conhecimentos do mundo e associadas também à transformações positivas na vida de uma pessoa.



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Chega o fim....ou o começo?



Acabo de chegar em casa, me sentindo cansada e em dobro feliz!

Agora começa o processo da digestão, da maturação,... ao final, foram tantos sabores e cheiros, tantos olhares, tantas experiências vividas que misturadas com todo o universo, se perdiam muitas vezes ou deixavam se ser saboreadas como de fato mereciam. Agora é tempo de rever as fotos, partilhar ao vivo, falar, escutar e entender o sentido de tudo.

Conhecer outra realidade (material e espiritual) nos permite perceber o quanto a nossa realidade as vezes é mais superficial, mais pobre espiritualmente embora seja mais rica materialmente, o quanto damos valor para tantas coisas que não são essenciais, o quanto de fato se precisa para viver e ser feliz. Quantas crenças e valores equivocados, quantos julgamento precipitado, quantos pré conceitos ignorantes, quanto temos ainda para aprender!.

No final desta viagem, fica o perfume das flores em Saigon, do cheiro defumado de minhas roupas e os objetos que trouxe de Sapa, fica o sabor picante das especiarias na Tailândia, o azul do mar em Phi Phi, o laranja das vestimentas dos monges em Laos, o amarelo do Ano Novo no Vietnã, o frio em Hanói, o vento do barco, o sorriso em Camboja. Ainda escuto o apito do trem, os tantos idiomas que cruzamos- locais e estrangeiros, ainda sinto a dor nas costas de carregar meu equipamento e um calo gigante no meu pé que acaba de arrebentar.

Ao todo, foram 28 dias de viagem contando com o dia de partida até o dia de chegada em Floripa, sendo que dois dias para ir e dois para voltar. Passamos por 2 continentes: africano e asiático. Visitamos cinco países: África do Sul, Tailândia, Laos, Vietnã e Camboja. Percorremos de avião (8), trem (3), bus (7) e barco (4). Em toda nossa viagem apenas 17 noites dormimos em cama, as demais forma dentro do avião (4), bus (4) e trem (3).

Agradeço  imensamente a Bianca que foi uma excelente companheira de viagem, uma pessoa linda e alegre, sempre de bem com a vida, esperta, rápida nas decisões e MUITO sensível! Creio que ela fez a viagem se tornar mais leve e mais agradável!  Reconheço o valor da parceria pois, sei o quanto é difícil viajar com alguém, enquanto se viaja é preciso conviver com o nosso cansaço e o cansaço do outro, com os medos, ansiedades, vontades,.... misturado com noites mal dormidas, alimentação desordenada e reações perante tudo que se vive e se prova. Um parceiro ideal é aquele que comunga de seus ideais, que gosta das mesmas coisas, nem todas mas na maioria, que possui a mesma velocidade de pensamento e mesma agilidade e sobretudo, que a comunicação seja clara e flua naturalmente.  Obrigada amiga, foi uma viagem literalmente Zen!

Meu MUITO OBRIGADO em especial é para DEUS por me dar tantas boas oportunidades e por me AMAR tanto!

Termino o relato desta viagem homenageando a todos qe cruzamos no caminho e a todos que ficaram  e nos acompanharam indiretamente, com um pensamento que diz:

"God doesn't give you the people you want, He gives you the people you NEED. To help you, to hurt you, to leave you, to love you and to make you into the person you were meant to be."

("Deus não lhe dá as pessoas que você quer, Ele lhe dá a pessoas que você precisa. Para ajudá-lo, feri-lo, deixá-lo, amá-lo e fazê-lo na pessoa que você deveria ser." )







OBRIGADA POR TUDO AMIGA! Você transformou um pedacinho de mim, me ensionou, me acrescentou, me fez ver o mundo de uma forma diferente, só tenho que agradecer à Deus por ter colocado uma pessoa tão maravilhosa quanto você na minha vida! Creio que este é o momento que palavras não traduzem todo o sentimento que queria transmitir aqui, mas tento deixar todo meu amor,  carinho e gradidão. 
E agora, o que eu faço? só contar os dias para a proxima aventura!
Bianca Steffen Zen








segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Culinária Asiática


A essência da culinária asiática é a combinação de várias especiarias como: erva cidreira, leite de coco, gengibre, tamarindo, manjericão, folha de limão, alho, gengibre, coentro, manjericão doce, curry, green curry, muito alho entre outros.

Os alimentos normalmente são cozidos numa panela grande, os pratos são multicoloridos, com abundância de hortaliças, legumes, frutas tropicais e flores. Na Tailandia é mais picante nos demais países além de ser mais suave costumam servir em pequenas proporções uma variedade maior de alimentos.

Muitos dos pratos fritos e das massas, são servidas com temperos à parte, como molho de peixe, pimenta seca, açúcar, amendoim e molho de soja. As barracas nas ruas são ótimos lugares para se experimentar de tudo.

O arroz é um dos pratos principais, preparado de diversas formas:na sopa, frito ou fervido do tipo ünio venceremos”. Também o noodle (macarrão japonês tipo Miojo).

O café da manhã: muito consistente, geralmente se compõe de arroz com frango, porco, camarões, sopas ou omelete acompanhado de um baguete (herdanca francesa)

Bebidas: sucos de frutas, entre elas: manga, coco verde, cana de açúcar, guánabano, goiaba ou papaia.


Alguns nomes:

- khao Tom (sopa de arroz),  khao khai dow (arroz na chapa com ovos fritos), khao man ghai (arroz com frango desfiado).













Em Camboja.....


Aranhas temperadas com alho


Baratas

Grilos, gafanhotos, langostas

Sapo



Tartaruga



Galinhas, fazem espetinho com as patas das galinhas











domingo, 6 de fevereiro de 2011

Budismo - algumas caracteristicas


Não pretendo aqui falar e explicar sobre o budismo, mesmo porque não tenho propriedade para isso, ainda mais por se tratar de algo bem complexo e profundo. Sei apenas que ele tem muitas ramificações e entre elas há certas caracteristicas em comuns que foram possíveis observar durante a viagem nos diferentes países e visitas a vários templos.



Curvar-se em reverência — Este ato significa humildade e respeito.



Buda — Este é muito mais do que um simples nome. A raiz Budh significa "estar ciente ou completamente consciente de". Um Buda é um ser totalmente iluminado.




Incenso — o incenso aromático purifica não só a atmosfera, mas também a mente. Assim como sua fragrância alcança longas distâncias, bons atos também se espalham em benefício de todos.




Flor de Lótus — Pelo fato de brotar e se desenvolver em águas lamacentas e turvas e, ainda assim, manifestar delicadeza e fragrância, a Flor de Lótus é o símbolo da pureza. Também significa tranquilidade e uma vida distinta e sagrada.






Oferendas — Oferendas são colocadas no altar budista pelos devotos, fazer uma oferenda permite que reflitamos sobre a vida, confirmando as leis de reciprocidade e interdependência.


Fo Tzu (Pérolas de Buda) — conhecido como rosário budista, é um instrumento usado para controlar o número de vezes que se recita os nomes sagrados do Buda ou para recitar mantras.






Realidades em Camboja





Aqui é comum ver até cindo pessoas numa única moto, praticamente a família inteira e sem capacete!





Carregando Capim-limao (capim-cidreira) muito utilizado na culinária