segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Maranhão


Uma grande amiga e ex-colega de profissão farmacêutica, decidiu abrir uma pousada em Barrerinhas e há muito tempo vinha me convidando para visita-la e fotografar seu estabelecimento e os passeios pelos lençóis, finalmente em julho deste ano nossas datas coincidiram eu lá fui eu.

Há muitos caminhos que levam ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o mais comum é chegando via São Luís, capital de Maranhão e viajar até Barrerinhas por 3 alternativas: 1. Carro ou van fretada - viagem de 3 horas pela Translitorânea - MA402;  2. Ônibus - parte do Terminal Rodoviário e leva em média 4 a 5 horas e 3. Avião monomotor - apenas 50 minutos de viagem e beeeem mais caro.


O Parque possui uma área 155 mil hectares de dunas e lagoas – o detalhe é que elas mudam de lugar e forma pela ação do vento. As grandes formações de areia alcançam até 40 m de altura. Entre maio a setembro é considerado alta estação porque as lagoas estão cheias de água (ação da chuva), na baixa estação é também muito bonito interessante mas algumas lagoas estão secas.




Passeios nos Lençóis Maranhenses
Todas as manhãs, os jipes de tração 4x4, bem apropriados para andar na areia e na agua, passam pelos hoteis e pousadas recolhendo os turistas que compraram os passeios.
A primeira travessia para chegar ao Parque Nacional, é atravessar o rio Preguiça numa balsa bem primitiva.  Logo o carro percorre uma trilha de terra, areia e poças de água, verdadeira aventura, durante mais ou menos uma hora. Dependendo do passeio o carro chega até determinado ponto e todos descem e é hora de caminhar pelas dunas até chegar nas lagoas e entao poder se deliciar com um banho nas lagoas de água doce.

 




Os passeio mais famosos e bonitos é a Lagoa Azul e Bonita. Quando o passeio é feito de tarde é presenteado com um por-do-sol espetacular (preço médio por pessoa R$ 65)
Outro passeio é descer o Rio Preguiças que margeia o Parque dos Lençóis até desembocar no Oceano Atlântico. A viagem pode ser em barco de linha, barco fretado ou em voadeiras. Este passeio saí de manhã bem cedo e retorna no meio da tarde. Ele vai parando em alguns pontos entre eles: o municipio de Vassouras onde ficam os pequenos lençõis e a tenda dos macacos micos, tipicos dessa região. 






A segunda parade é no povoado de Mandacaru para visitor o Farol Preguiças. São 160 degraus para subir em caracol, 35 metro de altura. Do alto é possivel avistar o encontro do rio com o mar. Entrada gratuita.

Um pouquinho mais de barco e chegamos no vilarejo chamado Caburé, que consiste num par de pousadas e restaurantes e muitas casinhas de barco de pescador.

Encontro do rio e do mar. 


Uma opção para conhecer os lençóis para quem não tem medo de altura e quer ter uma vista panorâmica é o passeio em monomotor, dura aproximadamente 30 minutos e custa em média R$ 230,00 por pessoa. 

O piltoto foi muito gentil e tirou a porta para que eu pudesse fotografar melhor, caso contrário eu estaria limitada a fotografar pela janelinha, Confesso que senti muito medo mas confiei no cinto de segurança e em Deus.




Onde ficar:
Pousada Paraíso dos Lençóis
Endereço: Av. Joaquim Soeiro de Carvalho, 117 - Centro
Barreirinhas - Ma - 65059-000

Fones: Fixo 0XX98.3349.1809
Oi 0XX9888356753
Tim 0XX98 8163.5968/8314.7569
Vivo 0XX98.91429684
Claro 0XX98. 8483.0896