quinta-feira, 21 de abril de 2011

Suécia


Eis que me encontro em Suécia, eis que finalmente surge a oportunidade de visitar um velho e querido amigo que há mais de 13 anos não nos encontrávamos a não ser virtualmente. Reencontrar amigos depois de tanto tempo e uma das maiores alegria que a vida pode nos presentear, ao final como diz o ditado popular "quem encontra um amigo encontra um tesouro, e quem reencontra uma amigo, encontra o que????? rsrsrs....que seja o mesmo tesouro de alegrias e conforto.

Ele se chama Tomas, é guineense e nos conhecemos no tempo que morei no seu país. Ele era uma jovem (e continua sendo) muito inteligente, esperto e vivaz além de se mostrar sempre disposto a ajudar e partilhar sua e a minha realidade. Foi uma pessoa muito especial e por essa razão permaneceu presente na minha vida. Ele estudou Relacoes Internacionais na Rússia, depois voltou para Guiné e trabalho no Ministério de Negócios Estrangeiros e agora esta fazendo um mestrado neste país. Em fim, ele mora numa pequena comunidade perto de Uppsala que fica há 45 minutos de Estocolmo, capital da Suécia.


Primeiras impressões Uppsala

Cidade universitária com aproximadamente 200 mil habitantes, aqui esta a primeira universiade de toda a Suécia.




Já estamos na primavera e por isso o frio não se sente TANTO, em outras palavras, de manha cedo e de noite faz frio na rua (porque dentro de casa nunca) e durante o dia o sol muito tímido intenta sair e por trás das nuvens e os suecos aproveitam para estar estar na rua a fim de capturar esses raros raios de sol que surgem por ano. Deve ser por isso que são tão brancos!

A cidades do interior são pequenas, bonitas, hiper organizadas, limpas e tudo mais .... há poucas pessoas andando na rua, poucos carros ... todos os dias se parecem a um dia de domingo, tudo muito tranquilo e pacato.














Silencio e paz poderia traduzir bem esta e as demais comiunidades que se encontram ao redor, como se fossem pequenas comunidades agrícolas pois moram entre imensos pátios e tudo muito arborizado de eucaliptos, pinheiros e outros que nesta época encontra-se secos, apenas galhos. Fico imaginando como eles que estao acostumados a morar em lugares tao tranquilos e silenciosos se sentem quando visitam outros paises caoticos como nossa America latina.

Aqui o trasnporte mais utilizado é a bicicleta, seja frio ou neve eles de movimentas basicamente nela, desta maneira eles cuidam de sua saude e da poluicao ambiental, que exemplo de vida!



A esquerda um amigo peruano chamdo Angel que vive aqui faz 18 anos.Muito simpático!


























5 comentários:

  1. lindas fotos!!! lindo lugar!!! aproveite muito todos esses momentos lindos amiga! bejao!
    Bianca Zen

    ResponderExcluir
  2. Virginia,

    A Suécia é um país por qual tenho o maior carinho.Meus dois filhos, inclusive, moram em Malmo. Sim, tudo é organizado, limpo e calmo. Tranquilo até demais. O pior é no inverno, quando fica tudo escuro até às 8 da manhã e às 16 hs já é noite... Rogério

    ResponderExcluir
  3. Nossa Rogério nao sabia que teus filhos moravam aqui! Gostei muito daqui mas nao moraria aqui prefiro mais a vida latina!

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga!!!!
    Lindas imagens como sempre, e te vendo assim bem fico muito feliz também!!!!Ontem falamos de vc aqui no OM..saudades...e muitas novidades espero!!!
    Adorei ver a Suécia desenhada pelo teu olhar!!!
    Bjão
    meg

    ResponderExcluir
  5. que lindas imagens.... parabéns pelos relatos, sempre me sinto um pouco parte das suas viagens com tudo que voce escreve... adorei...

    ResponderExcluir