Colombia

Colombia tierra querida








Fui a Colombia por primeira vez para participar de um congresso de Arte Latino americana, apresentando um trabalho de Oficinas de Windows Movie Maker que realizava com crianças naquele tempo, uma amiga insitiu e lá fui eu.


Julho de 2007 fui a Medellin ao congresso “




Feira das flores – Medellín


“Cuando pasan los silleteros es Antioquia la que pasa", o público grita com entusiasmo para os silleteros, enquando desfilam pela avenida com suas silletas (cadeiras), no ombro, pesando até 70 kilos. Adornadas com uma variedade de flores (cravos, semprevivas, girassóis, rosas, cartuchos, azaléias e orquídeas) formando emblemas sociais, políticos ou, simplesmente decorativos.



A Feira das Flores, em Medellín, é um dos acontecimentos mais importantes dessa cidade e da Colômbia. Milhares de pessoas do país e turistas estrangeiros se reúnem nesta festa que celebra o florecimento da raça e de seus costumes.


Os "silleteros" carregam este nome porque antigamente, na região, os campesinos levavam nas costas "sillas" (cadeiras) de madeira para transportar as pessoas. Depois a utilizavam para carregar as flores até a cidade onde seriam vendidas.




No desfile as mulheres usam blusa branca, lenço vermelho, saia preta com anáguas e adornada com flores, avental branco e alpargatas. Os homens usam calça e avental preto, camisa branca, chapéu, lenço vermelho no pescoço, alpargatas, machete e carriel. As crianças usam os mesmos trajes de acordo com o sexo.


Para as crianças, os silleteritos, o desfile acontece um dia antes do desfile principal, numa cidade vizinha chamada Santa Elena, localidade onde são cultivadas as flores no alto da montanha. O desfile atravessa toda a cidade percorrendo aproximadamente 5 km.


Acontece no mes de agosto e durante esta época celebra-se diversas atividades festivas e culturais, são mais de 130 eventos, inclusos os festivais musicais por todos os bairros da cidade, principalmente os mais populares. Existem atividades para todos os gostos a qualquer hora do dia, como a cavalgada das flores, desfile de carros antigos, desfile de Silleteros e silleteritos, feira de antiguidades, feira eqüina, festival de bandas, concurso mulheres talento, exposição de orquídeas, pássaros e flores, festivais de música popular, trovadores, caravana de chivas e flores e o parque cultural noturno




Esta tradição teve inicio em 1957, quando Dom Arturo Uribe Arango convidou um grupo de silleteros de Santa Elena, para que organizassem um desfile, que tinha como fim mostrar a beleza das flores e entreter a comunidade, tarefa que eles realizavam silenciosamente quando desciam para vender suas flores aos habitantes ou para enfeitar os altares das igrejas. A tradição e o sentimento de orgulho se mantém vivo nas famílias que levam quatro gerações de silleteros, incluídos crianças e idosos, que no dia 25 de setembro de 2003, junto com a Feira das Flores, foram declarados pelo Presidente Álvaro Uribe Vélez como "Patrimônio Cultural da Nação


Medellin foi fundada em 1675, possui 1.152 kilômetros quadrados de extensão, capital do departamento de Antioquia. Situada a 1.538 metros de altura sobre o nível do mar (5000 pés), Medellín é conhecida como a cidade da eterna primavera, pois sua temperatura é de 24ºC (76ºF) durante todo o ano. Medellín é uma cidade verde, com ruas bem planejadas e com avenidas arborizadas, incluindo árvores frutíferas, que abrigam a mais de 150 espécies de pássaros. Tem um sistema de transporte de massa (metrô) o qual atravessa a cidade de norte a sul e de leste a oeste incluindo ainda as favelas que ficam no alto dos morros que cercam a cidade, através do “metrô-cable” (metro teleférico). Este meio de transporte moderno é, atualmente, o único na Colômbia e é um exemplo para o mundo inteiro de ordem, limpeza e segurança. O centro da cidade está renovado, e agora se chama “Ciudad Botero”, graças à doação de famosas e monumentais obras do reconhecido pintor e escultor colombiano Fernando Botero.


Infelizmente a imagem que associamos a Colômbia não é boa devido ao cultivo ilícito de plantas tóxicas (droga), como a coca, ópio e maconha, sendo o principal cultivador do mundo (produzindo em media 140 mil hectares); é também o maior processador do mundo, fornecendo 90% da cocaína ao mercado americano e a outros paises. Em contra partida, existe um mercado em expansão, o cultivo de flores. Os floristas nos Estados Unidos podem vender rosas colombianas importadas por menos de US$10 a dúzia, enquanto que as rosas crescidas nos EUA podem custar duas vezes mais.






Festival de Músicos Del Rio – Buenaventura






Buenaventura é uma cidade localizada na costa do oceano pacífico da Colômbia, na região do Vale do Cauca, onde fica o maior e mais importante porto do País, por onde saí boa parte da cocaína colombiana, segundo a Folha de São Paulo (29/10/2007, pA 21) é a mais perigosa cidade do país, sua taxa de homicídio é 144 por 100 mil habitantes, ela é completamente controlada pelos guerrilheiros e paramilitares.




Distante 145 km da cidade de Cali, segunda-maior cidade da Colômbia, capital da salsa y vallenato (ritmos latino). Sua população é de aproximadamente 300 mil habitantes, sendo que maioria vive em palafitas (casas flutuantes). O nome se deve ao fato de ter sido fundado no dia da Festa de São Buenaventura e pela tranqüilidade da Bahia. A maioria das pessoas nesta cidade é de descendência africana e a principal atividade econômica da cidade é a plantação de banana.


O vale faz parte das cordilheira dos Andes onde a maior parte da terra está coberta de selva virgem e numerosos rios. O Festival de Músicos del Rio, acontece no mês de setembro e reúne grupo musicais de varias cidades vizinhas que habitam sobre estes rios. É uma mostra competitiva que acontece no mês de setembro com duração de quatro dias. Este evento possibilita que os músicos se apresentem, compartilhem seus talentos e desfrutem da companhia.


A dança nacional da Colômbia, é o bambuco, porém a costa do pacífico, alberga a maioria dos sons africanos na América do Sul, resultando em ritmos como o curralao utilizando instrumentos de percussão e caracterizadas pelo canto de chamada-resposta. Os principais instrumentos são os tambores e a marimba, este ultima tem uma forma semelhante ao xilofone, com lamelas de madeira, normalmente de pau-santo ou pau-rosa, que ao serem percutidas com baquetas produzem um som doce e melodioso.


Em termos culturais a Colômbia é conhecida pelo seu escritor Gabriel García Márquez com seu romance: Cem Anos de Solidão (1967), que recebeu o Prêmio Nobel em Literatura de 1982. Temos também o pintor e escultor Fernando Botero, um líder do movimento da arte moderna da Colômbia, ganhou aclamação internacional.


Colômbia é um país riquíssimo cultural, social e antropologicamente, é praticamente impossível traduzir semelhante riquezas em poucas palavras, por isso eu apenas dei umas pinceladas naquilo que para a maioria é novo, e outras pinceladas para relembrar e associar aquilo que já conhecíamos do País. O “toque final” fica por conta de cada um de vocês.