sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Mazagan – Cidade Portuguesa






Poucos dias antes de viajar tomei conhecimento desta cidade, por meio da minha mãe. Ela assistiu um documentário na TV e foi muita coincidencia, pois muitos anos atrás (1993), eu morei na cidade de Mazagão, no interior do Amapá e desconhecia a sua história.
A antiga cidade portuguesa de Mazagão, esteve sob domínio português entre 1506 a 1769, foi um importante entreposto comercial ao norte da África. A presença lusitana deixou suas marcas não só nesta cidade mas em muitas outras na costa e que felizmente são bem preservadas. Quando tiveram que sair, o Marquês de Pombal decidiu transportar a cidade para o Brasil. Foi então que aproximadamente 360 famílias, constituídas de portugueses e marroquinos, partiram para Belém (Pará) e logo se instalaram no Amapá, fundando a Nova Mazagão, cuja muitas das tradições africanas são mantidas até hoje (em breve uma postagem sobre estes dois Mazagões).
Situada a poucos quilômetros (100km) ao sul de Casablanca, na costa do Atlântico., enquanto estava sob possessão portuguesa era chamada de Mazagao e durante o período colonial francês ficou conhecida como Mazagan e logo mudaram o nome para El Jadida.
Dentro da Cidadela pode-se visitar a Cisterna Portuguesa, a Igreja Nossa Senhora da Assunção e a Fortaleza – diz a lenda que eles teriam construído esta Fortificação para defender os marroquinos dos piratas.
 
Mesmo com todos esses anos de ocupacäo portuguesa, ninguém fala ou entende o portugues. Em Marrocos o idioma oficial é o árabe e o berbere. O francês é a segunda língua mais falada e inclusive obrigatória em todas as escolas. Também o espanhol se fala muito no norte do país.
Salamaricom é a saudação islâmica, que significa: Como estás? O outro responde ‘Alicomusalam‘ (eu estou bem, graças a Alá)
Curiosidades
Hotel Ibis Budget: localizado no centro na avenida frente ao mar. Muito confortável, prático e barato. Valor: 290 DAM (31$) com pequeno almoço incluído para duas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário