sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Safi – Terra da Cerâmica




De El Jadida seguimos para o sul do país pela estrada que contorna o mar, muito linda. Poucos km antes de chegar em Safi um dos pneus do carro furou. Ao trocar percebemos que a chave que tira os parafusos estava desgastada, não funcionou. Pedimos ajuda aos carros que passavam e em poucos minutos um parou. Para nossa alegria um senhor português muito simpático que logo foi nos emprestando as ferramen\ntas de seu carro. Enquanto Mateus trocava a roda, tivemos uma divertida e interessante conversa com Vidal, que nos contou histórias e fatos de sua vida.

Safi é também uma cidade portuária e com belas praias. Os portugueses também construíram uma linda fortaleza e como em todas as cidade está a medina cercada por grande muralhas.
Acordamos cedo e saímos para Lalla Fatna, uma famosa praia de surf localizada a 15km ao norte da cidade de Safi. Lugar paradisíaco no meio de uns penhascos. Infelizmente nesse dia tambem não havia ondas.
D

Conhecemos a Noraddine, um senhor que morou muitos anos nas Ilhas Canárias (Espanha) e falava o espanhol perfeitamente. Ele nos levou a conhecer Tain, o bairro das cerâmicas, onde há inúmeras olarias. Pessoas preparando a argila, dando as mais diversas formas de vasos e pratos com ajuda de tornos, colocando nos fornos para a queima, pintando a mão cada peça com motivos marroquinos (zuac) e por último banho de vitrificação (segunda queima). Ali eles tem seus postos para a venda é custa dependendo a peça de 2$ a 20$.
REPORT THIS AD

P
REPORT THIS AD

REPORT THIS AD

REPORT THIS AD

REPORT THIS AD

a
REPORT THIS AD

Passamos pelo sulk (grande mercado) e compramos todos os ingredientes para um Tagine, prato típico marroquino. O senhor nos convidou para comerem sua casa, junto com sua família, com um pouco de receio e muita curiosidade aceitamos. Já havíamos lido sobre a hospitalidade neste país e queríamos sair um pouquinho da rota turística, conhecer uma casa de familia e comer junto com eles, nos parecia bem mais interessante que sentar em um restaurante.
Esse dia esperamos pela onda e outra vez o mar não deu a resposta que queríamos. Como já estava tarde, Noraddine ofereceu sua casa para dormir e nós pagaríamos o que quísessemos. No dia seguinte, novamente nos dirigimos a praia com a tentativa de surfar e disseram q de tarde haveria ondas em outra localidade ao Sur.
REPORT THIS AD

Curiosidades
Rial Safi: os Rial são antigas casas coloniais que foram transformadas em hotéis. Valor: 350 DAM (30 euros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário