quarta-feira, 30 de julho de 2014

Se a medicação não responde - MUDE!





Uma simples amigdalite evolui para um abscesso no paragânglio direito de quase 2 cm o que me levou a uma internação e uma quase intervenção cirúrgica. Poderia ter sido evitado se não fosse ERRO na MEDICAÇÃO. A famosa BENZETACIL (penicilina) e AZITROMICINA ainda tão utilizadas, não são as mais indicadas, há muitos outros antibióticos mais modernos e potentes (específicos),  me disse o último médico!  Não pretendia publicar esta experiência mas sei que poderá ajudar e precaver muitas pessoas.

 Uma viagem a trabalho e lazer se converte numa peregrinação de hospitais!

Uma semana atrás fui contratada para fotografar uma amiga em Brasília. Na primeira noite senti minha garganta secar, varias vezes levantei para beber agua, dois dias depois uma febre me derruba com a garganta completamente inflamada já com placas - caso de antibiótico. Manuela me leva para um hospital público e uma médica jovem me receita uma injeção de Benzetazil e Azitromicina via oral por 3 dias. Foram 4 horas entre a espera e a medicação, um absurdo o descaso principalmente dos funcionários, uma falta de respeito com os pacientes, poderia relatar cada detalhe que observei mas fica para outra.

Nessa mesma noite eu tinha uma viagem confirmada para Maranhão, também a convite de uma amiga que me contratou para fotografar sua pousada em Barreirinhas e os lençóis Maranhenses - a maior atração da cidade.

Cheguei doente e tentei me virar com os medicamentos que estava administrando: Azitromicina (antibiótico)+ Paracetamol (anti térmico)+ Ibuprofeno (antiinflamatório) – uma bomba para meu estômago. Como era de se esperar, provocou uma crisis de gastrite e fui parar no único hospital da cidade -  público. Fui muito bem atendida pelo Dr Jesus (gostei do nome), me colocou soro e uma série de medicamentos endovenosos para amenizar a dor e tratar essa gastrite, indicou a troca de alguns medicamentos:  Novalgina + Pantoprazol (protetor gástrico) + Melocox (antiinflamatório menos agressivo).

Antes do amanhecer do dia seguinte, retorno para o hospital com muita febre e a garganta quase fechando, o medico de plantão me aplica outra série de medicamentos endovenosos, soro e a segunda dose de Benzetacil  e me receita outras 4 doses, uma a cada 3 dias, total 5 doses. Marilene, minha amiga, bem preocupada resolveu me levar para a capital a procura de um especialista, achei que não fosse necessário porque esse dia finalmente minha febre passou, minha voz voltou ao normal eu já me sentia um pouco melhor - engano meu e sorte que ela não me deu ouvidos!.  Nesse mesma madrugada fomos parar num hospital particular em São Luis, com crisis em ambos: garganta e estomago. O atendimento muito bom, o medico pediu exame de sangue, tomografia no pescoço e raio X no estômago  Num par de horas ele já tinha todos os resultados em mãos e ao ver o nível dos meus Leucócitos (indicam infecção) e PCR (proteína C reativa), me  encaminhou para internação.  Tratava-se um abscesso (foco infeccioso) no gânglio do pescoço que poderia complicar para um quadro grave de infecção caso o tratamento não fosse imediato. As alternativas neste caso eram: tentar novos antibióticos observando a resposta ou uma drenagem da pus (pequena cirurgia).

Fiquei bem preocupada e triste, dificilmente adoeço e justo me acontece isso estando longe de casa! Sem saída lá fui para a sala de observação enquanto meu plano de saúde liberasse o quarto e pedi para minha amigo ir para sua casa eu já estava em boas mãos. Sinceramente foi uma experiência muito interessante em vários sentidos. Estar diante da dor dos outros e da minha, sentir na pele o que tantas pessoas sentem: dor, medo, desamparo, desconforto com a administração dos medicamentos, desconhecia a dor do antibiótico endovenoso .... consciente que a dimensão da minha dor era infinitamente menor que a de muitos deles. 

A experiência foi bacana também, pelas amizades feitas lá dentro,  fiz algumas fotinhos  sempre com autorização, emprestei minha cama para Manuel que precisava de duas horas para uma transfusão sanguínea e em troca ganhei um forte abraço, na cama do lado Ramon com sua esposa Ana Paula (acompanhante) me adotaram e cuidaram de mim o tempo todo, inclusive eles  avisavam as enfermeira cada vez que meus medicamentos e soro terminavam para trocar por outros, enquanto eu dormia.  Sem falar na corrente de orações e vibrações vindas dos familiares e amigos pelo telefone e internet  é inexplicável a alegria de se sentir tão amada e acompanhada mesmo a distância. Meu MUITO Obrigado a todos, guardo cada um no meu coração e em especial a Manuela e Marilene e seus respectivos maridos, pelo atenção e o tempo dispensado comigo.

Em fim, amanheci com a visita do médico de plantão e ao me examinar me falou que os NOVOS antibióticos (posso passar o nome p quem tiver interesse)e medicamentos aplicados durante a tarde e noite ali no hospital teve um saldo positivo, diminui significativamente a inflamação e bastaria seguir com o administração deste por 7 dias, não sendo necessário a drenagem, poucas horas depois o responsável por esta intervenção pequena mas invasiva – o Otorrino confirma a prescrição e assim me deram ALTA, Ufa para minha alegria e da minha torcida!!!!

Moral da história: cuidado com a BENZETACIL;  suspeitem quando os medicamentos já não respondem é hora de buscar outro médico; pedir exames específicos; não subestimem uma dor de garganta e outras “simples” doenças pois elas podem complicar!!!!!

Ah ... já ia esquecendo que por recomedaçao medica devo ficar alguns dias aqui ainda (nada de avião) e por isso farei as fotos da pousada e dos lençóis, sem abusar do sol, agua e esforço físico. Aguardem as imagens!

Acho que terei que pagar SOBREPESO de vagagem com todos os medicamentos comprados, fora o prejuízo no bolso!









4 comentários:

  1. O importante é que está se recuperando com sucesso.
    Grata por compartilhar conosco a sua jornada.
    Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus do céu, passou tudo isso querida!!! Mas graças a Deus você se melhorou, espero que melhore mais rápido e volte pra casa.
    Beijos do seu querido amigo Fristtram

    ResponderExcluir
  3. amiga, meu pequeno tá assim como vc, benzatacil 2X em 3 semanas, amoxilina + clavulanato, cefalexina e nada.....
    o que vc tomou na veia, vou conversar novamente com a pediatra dele... ela insistiu em dar novamente benzatacil

    ResponderExcluir
  4. Meu sobrinho está assim também,tomou Benzetacil e o pus dá gargantgarganta não secou

    ResponderExcluir