segunda-feira, 5 de julho de 2010

Libano - terra de minha ancestralidade


Partir para Libano, foi uma decisão tomada com menos de uma semana, não muito diferentes das outras viagens, posso dizer que sempre é questão de oportunidades que surgem e - "é pegar ou largar".

O convite partiu de uma prima chama Maria Cristina Pelaez que foi casada com um libanes teve tres filhos e uma longa história que não é o caso agora. Ela nos convidou, quando falo em plural me refiro também ao meu PAI, que é o grande responsável por esta viagem, a final, vamos para conhecer sua terra, o berço de seus genitores, meus avôs - daí meu sobrenome ser YUNES.

Meu avó José Yunes (1898-1960), filho de Yussef Yunes e Habibe Manzur, nasceu em Rasbalbec em 1898 e quando tinha 19 anos  migrou pra Argentina para fugir da guerra do Libano e da dominação dos turcos mulçumanos. Na Argentina casou-se com Maria Allub (1910-1975), também libanesa que chegou na Argentina com 16 anos, filha de Sara Liana (1850 -1950) e de Salomon Allub, irmã de Rosendo, Lian, Salomon, Badur e Rachide. Se casou com José Yunes aos 18 anos e teve três filhos: Aldo, Victor e Rosendo (meu pai).

       
Casamento de meus avos: Maria e José em Santiago del Estero - Argentina

                                       
Da esquerda para direita em pé: Aldo, Rosendo e Victor 

Meu pai nasceu em 1933, na cidade de San Pedro de Guasayán, proximo de Santiago del Estero (Noroeste Argentino) foi criado com os costumes libaneses, sua mãe só falava árabe e muitos dos costumes e tradições foram herdadas daquelas terras.





Yunes: De origem árabe tem o significado : "especial" como se fosse dizer a alguem "Você é especial",


RASBALBECK

Ao chegar fomos diretamente na igreja para buscar nos registro de batizado os nomes dos parentes

5 comentários:

  1. Meu pai nasceu no Uruguay na cidade de tacuarembo em 1924 filho de Juan Elias Yunes . TB procuro a nossa origem . na certidão de nascimento do meu pai diz que o pai dele era turco. Sou uruguaio e moro no Brasil. Nosso sobrenome por erro ficou Junes no Uruguay e iunes no Brasil. Willington junes wjpengenharia@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Sou de origem libanesa, meu tataravô veio de Tripoli, Líbano, não tenho informações além do nome dele Jorge Iunes. Se souber de algo, seria muito útil! Sei apenas que ele deve ter nascido por volta de 1880. Meu email: bruna.iunes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Meu tataravô era Jorge Iunes, provindo segundo parentes do Líbano. Que foi registrado no Brasil com "I" mas o pai dele era com "Y".

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Maurício da Cunha Iunes filho de Sergio Iunes e meu avô era Jorge Iunes ,

    ResponderExcluir
  5. Quanta coincidência! Meu avô tbm se chamava Habib's Brohin Iunes , tbm era de Tikrit vindo também em 1914. Viria para Guaxupe mas , acabou descendo em Itaci , MG

    ResponderExcluir