sexta-feira, 23 de julho de 2010

Qana e Tiro

Qana - aqui no Brasil seria Caná - lugar onde Jesus realizou seu primeiro milagre ao transformar água em vinho durante as bodas de Canã



Jesus, seus discípulos e sua mãe foram convidados para um casamento em Canaã, na Galiléia.No meio da festa o vinho acabou e Maria, mãe de Jesus, em tom de petição, comunica-lhe o sucedido.

Acabar a bebida durante uma festa era visto como um escândalo e seria uma desonra para os noivos e o fim da festa. João, o narrador, não esclarece o motivo que ocasionou a falta de vinho, mas pela narração da orientação de Maria aos serventes para que fizessem o que Jesus dissesse, percebe-se certa apreensão por esta falta de vinho, e que deve ter havido algum pedido de um dos responsáveis pela festa a Maria para que intercedesse por eles junto a Jesus, na busca por uma solução.
Após Jesus ter questionado não ter chegado ainda a hora da revelação de sua divindade ("Minha hora ainda não chegou"), resolveu atender ao apelo da mãe.

Em seis potes (talhas) de água que serviam para que os convidados procedessem aos rituais de purificação, segundo o costume hebraico, Jesus ordenou que fossem enchidas até à boca. Cada uma delas comportava em torno de cem litros de água.

Em seguida, Jesus ordenou aos serventes que as levassem até ao «mestre-sala». Este experimentou o conteúdo das talhas e chamando o noivo comentou: "Todos servem primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, servem o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!".

A água havia-se convertido em vinho. Conforme narra João, este seria o primeiro dos sinais (milagres) de Jesus Cristo.



GRUTA




Tiro

Sob o calor de quase 40C numa das praias as famílias libanesas curtiam o dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário