quinta-feira, 14 de julho de 2011

Santiago de Cuba - Festival del Caribe










PLAZA DE LA REVOLUCION -  escultura foi realizada por Alberto Lescay,  no cavalo a figura de Antonio Maceo – proveniente de uma família pobre e negro que se une junto a Carlos Manoel Cesperes, para lutar na guerra da independência. Sua mae exemplo genuíno de mulher cubana, lança seus filhos pequenos para guerra –  Conta a lenda que após a noticia da morte de um de seus filhos, dada pela suas comadres ao choro, ela lhes pede que que nao chorem e se vira para o filho menos  e diz: “Y tu enpinate”. Na estatua os 23 machetes, arma fundamentais dos mambises, representa todos os tiros que Antonio recebeu durante todo o período de guerra.



CADERNETA - O salario médio é 20 dolares (225 pesos cubanos), todos recebem uma "cesta básica", por um valor simbolico através de uma caderneta familiar controlada pela TARJETA DEL CONSUMIDOR,  cada pessoa mensamente se dirige a “uma bodega” e retiram o que lhe corresponde, pois há difereça entre crianças, idosos, doentes,.... em geral é composta por: arroz , feijão, café , óleo vegetal de soja, sal, açúcar,..... no mercado é possível comprar carne de puerco, ovelha, verduras e frutas um pouquinho mais caro. 









Morro CASTILLO SAN PEDRO DE LA ROCA -  construído1632 pelo espanhóis para defender a entrada dos BUQUES (militares) e piratas

SIERRA MAESTRA - onde tudo começa!!!! Os barbudos (Fidel e demais)  vindo de Mexico desembarcam 1956 en LA PLALLITAS LAS COLORADAS e organizam a Guerra de Guerrilla, começam a atacar os militar dentro da cidade de Santiago até 1959, guerrearom desde o oriente até o ocidente. O exercito de Batista ao nao suportar a guerra que Fidel organizou, abandona o país. No dia 1 de janeiro de 1959 começa o governo de Fidel. Dia que se comemora o triunfo da Revoluçao Cubana. 






CEMITÉRIO SANTA HIFIGENIA – tumba de JOSE MARTI – herói nacional de cuba, grande pensador, escritor, poeta e politico. Participou da guerra de 1895 pela independência de Cuba contra os Espanhois, morre 19 de maio de 1895 na cidade de DOIS RIOS. O mausoléu foi inaugurado em junho de 1951,  possui a tumba que descansa sobre um punhado de terra onde ele morreu, tem um escudo de cada pais da América Latina, pois ele lutou pela independência de toda américa, no andar de cima possui o escudo de cada província da ilha de Cuba, pela parte superior entra o sol que em todos seu percurso durante o dia os raios entram sobre a tumba, em memória de seus versos: “No me pongan en el oscuro  a morir como un traidor, yo soy bueno y como bueno, morrire de cara al sol”.



Futuro mausoleu de Fidel Castro



Abaixo: Tumba de COMPAY SEGUNDO - músico do grupo Buena Vista Social Club,  Morreu com 95 anos de idade e fez questão de ser enterrado na sua terra natal. Musico, compositor  e componente do grupo BUENA VISTA SOCIAL CLUB. A tumba foi constrida com 95 flores de bronze.


CARLOS MANUEL DE CESPERES -  natural e Manzanilllo, latifundiário cubano, dono de um grande engenho de cana de açúcar, chamado LA DEMAJAGUA. No dia 10 de outubro de 1868 decide dar a liberdade aos seus escravos africanos na maioria de Haiti. Ele os manda para o monte na luta contra os espanhóis, declara assim o inicio da guerra da independência.



CIMARRON – Nome dado a todos os escravos que fugiam,  se escondiam no monte e eram perseguidos pelos seus patrões. Quando encontrados eram castigados violentamente até chegaram a morrer muitos deles.




CUARTEL MONCADA – 1953 Fidel e um grupo de jovens em comemoração ao centenário da morte de Jose Marti decidiram atacar a fortaleza Moncada para derrotar  governo de Batista que nao respondia os interesses do povo, o ataque foi fracassado pois a ação foi surpreendida antes do início do ataque, o poder militar era demasiado contra Fidel..... os sobreviventes  (82 homens)  foram para Mexico, se organizaram e voltaram para a Sierra Maestra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário