sábado, 21 de agosto de 2010

Bafatá

BAFATÁ

Bafatá é a segunda maior cidade da Guiné-Bissau com 10.000 habitantes. Fica no interior do país na margem do Rio Geba, 150 kms a leste de Bissau.
Cidade tranquila, caracterizada por uma predominância de casas coloniais, infelizmente num estado avançado de degradação. O herói nacional, Amílcar Cabral, nasceu em Bafatá e esse fato está assinalado num pequeno monumento com o seu busto e na casa onde nasceu, perto do Mercado Central. A cidade fica numa colina sobre o Rio Geba. 12 kms a oeste ficam as ruínas de Geba, um antigo entreposto português.

No caminho ao passar por uma ponte nos impressionou ver como as  mulheres pescavam, formavam 3 filas e todas coms suas redes arredondadas e um balde na cabeça, algumas até com criança nas costa pescavam numa harmonia lindo de ver.




Terra de Dom Zilli

Dom Pedro Zilli, bispo de Bafatá é brasileiro natural de Ibiporã (Paraná). Ele é sacerdote do PIME (Pontificio Instituto das Missões Estrangeiras), que possue como características forte a HOSPITALIDADE e disto Dom Zilli entende muito bem. Ele nos recebeu de braços abertos, mostros todas as atividades que vem fazendo na sua diocese, nos apresentou as leigas brasileiras que com ele trabalham há um bom tempo e sempre cheio de entusiasmo e otimismo nos convidou a ajudar essa missão.

No dia em que ele foi ordenado bispo em Londrina eu tive a oportunidade de participar e muito humildemente o presentiei com um crucifixo e jamais imaginaria que ele seria para a capela na casa do bispo, foi uma alegria grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário