sábado, 21 de agosto de 2010

Ordenação Pe Gaudencio

Há muitos anos atrás, um jovem guinense, desperta para a vocação missionária e ingressa no Pontíficio Instituto das Missões Estrangeiras (PIME). Embarcamos juntos para o Brasil, eu voltando de uma das mais lindas experiências da minha vida e ele começando uma caminhada dura por vezes mas cheia de sentido e fé. Durante o processo de sua formação passou alguns anos na cidade de Brusque próximo a Florianópolis (SC), aprofundando sua amizade com toda minha família. Foi com muita alegria que recebi o convite para fotografar sua ordenação e de participar deste momento tão importante na sua vida e na história do PIME.

O dia 31 de julho de 2010 foi especial para a Igreja da Guiné-Bissaú, porque o Pe. Guadencio, disse SIM ao projeto de Deus para sua vida, se consagrando no sacerdócio. A celebração aconteceu na Igreja Nossa Senhora de Fatima, por ser a maior Igreja de Bissau.

Enquanto o coral aquecia a voz e terminava de ensaiar os ultimos cantos, as pessoas iam chegando, com seus trajes de festa bem coloridos e se acomodando nas inumeras fileiras. Parentes, amigos da Guiné, do Brasil e da Itália, religiosos e leigos missionários de todo o país estavam presentes nesse dia. Alguns vindos de muito longe tiveram que enfrentar diversas dificuldades na viagem pois, nesta época chove muito e as estradas ficam bem comprometidas.

As mulheres estiraram vários “panos guineenses” sobre o corredor central formando um tapete por onde os padres passariam. Os panos tradicionais da Guiné, conhecidos como “pano de pente”, é o têxtil confeccionado no tear artesanal em bandas ou tiras que depois de costuradas, em número de seis tiras, constitui um pano. Presentes em todas as manifestações culturais e de acordo com as cores podem ser utilizados como transmissores de mensagens, panos pré-nupciais, nupciais, cotidianos e panos fúnebres


Inicia-se a celebração da missa com a procissão de entrada composta por coroinhas, seminaristas, padres várias nacionalidades e congregações, o bispo da diocese de Bissau Dom José Canmate e o Bispo da diocese de Bafatá Dom Pedro Zilli, brasileiro e missionário do PIME. O Diácono Gaudencio estava sentado na primeira fileira de frente para altar ao lado de seu padrinho com a mesma serenidade e paz com que entrou no seminário.

O pároco da Igreja, Pe Marco Pifferi acolhe a todos juntamente com o Pe David reitor regional do PIME e logo o Bispo saudou a assembleia em crioulo, lingua local mais falada, embora o idioma oficial seja o portugues eles também falam em dialetos tribais próprios de cada etnia. Após a Proclamação do Evangelho, o diácono chama o candidato ao Ministério Presbiteral, que responde, em alta voz: “Aqui estou!” Em seguida, o superior do PIME representado na pessoa do Pe Alberto Zamberletti - conselheiro do PIME, pede ao Bispo para ordená-lo e assim o diácono Gaudencio começa a receber o sacramento da Ordem.

Neste momento, o Bispo inicia a homilia explicando o sentido do ato que está sendo celebrado deixando todos muito emocionados, pois se tratava do primeiro missionário guineense, destinado a Papoa Nova Guiné, Oceania. Num tom de descontração e orgulho filial o Bispo fez o envio dizendo “de Guine a Nova Guine”. O PIME está presente há mais de 60 anos em Guine Bissau e em todos estes anos ajudou muito na formação de inumeras vocações diocesanas e pela primera vez a Igreja Guinense ordena um sacerdote no Instituto missionário. Tendo recebido muito por graça de Deus, a Igreja de Guiné Bissau responde doando também seus filhos para a missão universal da Igreja. O povo de Deus que estava presente na cerimónia da ordenação e nas primeiras missas do novo missionário guineense, se comprometeu em apoiar p. Gaudêncio rezando para a sua missão e “botando mãos” (apoio material).

Após a homilia, o Bispo interroga o eleito, sobre seu desejo em aceitar o encargo de presbítero. Por fim, de joelhos e com mão postas entre as mãos do Bispo, promete obediência, a seu legítimo superior e ao Bispo Diocesano.

Prostrado e coberto inteiramente com “panos guineenses”, em sinal de despojamento e humildade, o eleito e toda a assembléia cantam a Ladainha de Todos os Santos, pedindo o auxilio e a intercessão daqueles que nos precederam na fé, para que Deus derrame sua graça e sua benção sobre aquele que foi escolhido para o cargo de presbítero. Nesse momento percebe-se que o diácono Guadencio se mexe como que chorando e no dia seguinte ele nos revela que esse tinha sido o momento mais emocionate do rito.



Em silêncio, primeiramente o Bispo, e depois todos os sacerdotes concelebrantes, impõem as mãos, um por um, sobre a cabeça do eleito, que está de joelhos. A seguir Gaudencio foi revestido dos paramentos próprios do presbítero: estola e casula, auxiliado pelo Pe Fabio e Pe Biblop, os dois novos missionários do PIME de Guine.

A seguir o Bispo ungiu as mãos dele com o óleo do crisma e entregou o cálice (com vinho e água) terminando com um abraço caloroso e convidando a todos os cocelebrantes a darem também um abraço. Segue-se a liturgia Eucarística, já concelebrada pelo Pe Gaudencio - neo-sacerdote, com a apresentação das oferendas da maneira africana, carregando as oferendas na cabeça e dançando.


Pe Gaudencio no final da missa falou e agradeceu a presença de todos de uma maneira tão docil e profunda que emocionou a todos e nos convidou a participar d eum almoço festivo no salão da Curia Diocesana. Depois nos dirigimos para a casa da mãe do Pe Gaudencio, que nos esperava com um mesa cheia de doces e salgados para brindar. Ali novamente provamos e saboreamos tudo com alegria. De repente se forma uma roda de dança ao som de rigorosos tambores e todas as pessoas ali presentes festejam como só os africanos sabem fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário