quarta-feira, 29 de junho de 2011

Adios Buenaventura


Foram três dias intensos de muita música e de reencontros com tantas pessoas queridas, o povo colombiano é muito dócil e hospitaleiro. Houve também algumas desventuras, entre elas o roubo da bolsa dos brasileiros que continha a carteira com os documentos e 3 videocâmaras, eles deixaram esta bolsa numa das oficinas no momento de sua apresentação e na volta já não estava mais lá, foi um grande desgosto mas também um aprendizado, isto poderia ter acontecido em qualquer lugar do mundo, por isso quando se viaja deve-se re-dobrar a atenção.


Decidimos partir de bus até Bogotá no domingo a noit, sabendo que duraria umas 11 horas de viage. Embarcamos às 19:30h e apenas o bus partiu da rodoviária recebeu um comunicado que estava havendo um conflito entre a GUERRILHA e os policiais, numa das cidades a caminho de Bogotá, e por este motivos deveríamos aguardar até autorizarem a nossa passagem. Estivemos três horas ali parados e como a situação não se acalmou foi decidido cancelar a viagem e partir as 6 a.m., deixamos nossas malas no bus e voltamos para o hotel essa noite. Ficamos muito apreensivos com essa situação, embora todos nos diziam que era seguro viajar em bus, que nunca nada aconteceu, para nós era uma situação completamente nova e a nosso ver perigosa. É incrível acreditar que aquele país convive constantemente com essa realidade e violência.

Para quem quer saber mais:

Não quero terminar de relatar esta viagem com tristeza e sim com situações cômicas e divertidas. Muitas histórias acontecem com a semelhança e diferença de idiomas e são sempre engraçadas. Na Colômbia por exemplo, eles dizem CANCELAR no lugar de PAGAR, então vejam o tipo de confusão, vou reproduzir uma das tantas situações acontecidas comigo e os outros brasileiros:


Situação 1: Fulano entrou num bar, senta e pede uma cerveja para o garçom ...
Garçom: Quer cancelar agora ou depois?
Fulano: Como assim cancelar?
Garçom: Você deve cancelar!
Fulano: Mas eu não quero cancelar
Garçom: Não vai cancelar?
Fulano: Não, eu não vou cancelar!
O garçom olha com cara feia e vai até o gerente pedir que intervenha nessa situação tão constrangedora.


Situação 2: Fulano entra numa livraria para comprar um livro e se dirige ao caixa e paga e logo eles lhe entregam a nota fiscal com um carimbo bem grande dizendo: CANCELADO. Ele não entende nada e pergunta indignado para o amigo: Como eles cancelam a comprar depois que paguei? Ele procura então o vendedor e reclama que então lhe devolvam o dinheiro e então se arma uma confusão, nenhum dos lados entendia o que estava acontecendo ...







Quem nasce em Buenaventura é? ........ Buenaventurado?



Um comentário:

  1. Querida, vc e suas situações de temor e alegria, uma mistura louca! Maravilhosas suas fotos, como sempre! Saudades.... |Fatima

    ResponderExcluir