quinta-feira, 23 de junho de 2011

Buenaventura - Colombia


Chegar em Buenaventura (Colômbia) é sempre uma aventura,  após viajar de Florianópolis  - Sao Paulo – Bogotá – Cali (aproximadamente 14 horas de viagem),  chega a hora de partir de Cali –Buenaventura, são 4 horas descendo a cordilheira CHEIA de curvas perigosas.  Para quem conhece Florianópolis, imagine descer o morro da lagoa durante 4 horas, só existe uma maneira de aguentar: fechando os olhos!.

Buenaventura é uma cidade com o principal porto da Colômbia pelo oceano pacifico. A cidade é afetada por níveis muito altos de pobreza e violência, e é considerada um centro para o comércio de cocaína, acarretando uma história atormentada pelo conflito armado colombiano, tráfico de drogas, violência, e a presença de guerrilha e de grupos paramilitares.












Mercado público da cidade

Pelo quinto ano consecutivo sou convidada a vir a Buenaventura para fotografar um festival de música –  “Encuentro Cantores del Rio“. Trata-se de um festival afro-colombiano onde se apresentam diversas manifestações artísticas - musica, dança, cantos e contos tradicionais desta região.  A população é em sua maioria de ascendência africana (85%), indígena (10%) e espanhol (5%).  

Participam deste encontro mais de 30 grupos, com média de 10 integrante cada, vindos das mais diversas regiões do país, e como o nome diz: "cantores del rio", porque nas margens do pacifico existem muitas comunidades carentes que vivem e ensaiam durante todo ano a espera deste evento, que não só oportuniza a troca e o convívio entre eles, mas também mantém viva a cultura de seus antepassados, além  de levantar a auto-estima deste povo que luta contra toda a corrupção que a guerrilha causou nos últimos anos. No ano passado (2010) este festival foi considerado pela UNESCO como Patrimonio Cultural de la Humanidad.

Este ano haverá também a presença de três delegações internacionais, vindas de Peru, Equador e do Brasil.  O grupo de brasileiros foi feito através de um contato com meu  amigo Beto, grande percussionista de Araraquara (SP),   o qual trouxe seu grupo chamado MUCURIPE,  composto por 4 músicos:  Diogo, Ramon, Beto e a Yandara.  vieram muitos animados trazendo uma quantidade de instrumentos e muita música para partilhar.

Grupo de brasileiros ensaiando no hall do hotel



2 comentários:

  1. adorei!! mais uma experiência incrível! que ganas de estar nesse mercado publico :)aproveite muito ai e ótima viagem de volta! estou com pena de nao poder te pegar no aeroporto! beijos Bi.

    ResponderExcluir
  2. Ola sou de Buenaventura e faz onze anos que moro aqui no brasil, ja morei no Rio de Janeiro e agora estou na Bahia, na realidade a nossa população é carente, mais pelo que vejo vc visito os locais bem carentes mesmo, tb te falo a rodovia Cali-Buenaventura tem 110 km cheios de curvas que geralmente se faz em 01:30 de carro, e 02:30 de onibus.
    vc deve ter ido a comer na galeria de pueblo nuevo (mercado popular) umas de melhores culinarias de nossa terra, pelo demais adorei sua reportagem.
    blz

    ResponderExcluir