terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Santo Tomas de Chichicastenango - Guatemala



Depois de muiiiiiiiiitooo errar aprendi finalmente o nome desta cidade CHICHICASTENANGO que significa "Lugar de los chichicastes" o das "zarzas". Fica no departamento (estado) de Quiché, e contem uma riqueza cultural e tradicional enorme.

Esta é a famosa cidade do maior MERCADO DE ARTESANATO que acontece nas quintas-feiras e domingo apenas, vem gente de todas partes do país e muitos turista... uma verdadeira loucura, a vontade é de comprar tudo, as cores são muito atrativas.







Chegamos aqui desde Santiago de Atitlan em um bus público 3 horas de viagem, pelo preço de Q30 ($4). Nos hospedamos em um hotel chamado .......... (preço Q60 = $8)
No parque central de Chichicastenango,  encontra-se a Igreja de Santo Tomás. Ali  e frequente encontrar "Chamas" ou "Doutores" (líderes religiosos) praticando rituais tradicionais. Antes existia neste lugar un templo maya que foi destruido para edificar a igreja católica, como resultado há uma sincretismo muito forte entre catolicos e maias.
Na porta principal da igreja, se praticam freqüentemente rituais e oracoes com incensos, durante todo o dia e do lado de fora também se mantem uma chama acessa.





CEMENTÉRIO

O cementério com seu colorido chamou-me a aten´cao e ao conversar com as pessoas me explicam que cada cor tem sua razão: se utiliza a cor branca para enterrar os sacerdotes, que significa pureza. Para as mães se utiliza a cor turquesa que significa protecao para as mulheres. As crianças são enterradas com a cor celeste (azul claro) os meninos e rosa as meninas. Os avos são enterrados com a cor amarela que significa protecao do sol sobre a humanidade.




Chichicastenango começa a subida a montanha Tuscaj onde está a pedra dedicada a Pascual Abaj o Deus Mundo que é venerado em toda região e até de outros países cercanos. Sobem também os sacerdotes para completar o pedido e realizar oferendas. Os rituais religiosos são feitos por diversos motivos, desde pedir saúde, trabalho, casamento, filhos,...

Nas proximidades existem vários altares, aproximadamente 35, entretanto este é o mais importante e reconhecido. . Seu nome e Turcaj, que significa "Lugar Sagrado" o "Piedra Sagrada". Anteriormente o chamavam Abaj, que é o Deus do homem, da mulher, da fertilidade e da chuva. 



Neste altar está o Deus maia chamado Pascual Abaj. Anteriormente estava no templo onde agora fica a igreja  Santo Tomás. Em 1.540 o escondem para que não fosse destruído e 10 anos depois o levam para o alto dessa montanha.

Tomas, um senhor de 72 anos que trabalhava no hotel onde nos hospedamos nos acompanhou até o altar e aproveitou para fazer sua cerimonia maia, primeiramente retirou um livreto com oracoes católicas e logo rezou o pai-nosso, ave maria, depois acendeu umas velas e despejou uma aguardente sobre os diversos altares que ali haviam.








Muitos rituais, seja para solicitar o amor de uma pessoa, fazer o bem ou o mal, necessitam de uma fotografia. Esta é a razão pela qual se deve ter respeito ao  fotografar, pois eles não sabem para que vc as utilizará. Eles não gostam e pedem dinheiro.




15 de janeiro - Dia do CRISTO NEGRO de Esquipulas

Nesse dia toda a comunidade de fieis festejava o dia do Cristo Negro, também chamado de Cristo Milagroso é claro que eu também aproveitei para fazer meus pedidos, vá que numa dessas ele me escuta.


"Según se cuenta en la leyenda, hace muchos años en Guatemala, la policía estaba tras la pista de un sujeto que procuraba ganar dinero con la imagen de un Cristo negro, aprovechándose de la fe, al sentirse perseguido decidió huir, no sin antes llevarse con él la imagen. No se sabe cómo o por qué, pero este sujeto vino a parar a Guanacaste, donde continuó con sus intenciones de vivir a costillas del "Negrito" como le llamaba la gente al Cristo. Las autoridades locales junto con las de Guatemala decidieron detenerlo, pero éste se escabulló rápidamente, tanto que dejó la imagen colgada en la rama de un árbol en el parque de Santa Cruz, o por lo menos esto fue lo que pensó la gente. Un vecino decidió recoger y guardar la imagen en su casa, pero la sorpresa la tuvo a la mañana siguiente, ya que ésta había desaparecido, pero el asombro fue mayor al encontrarla nuevamente colgando en el parque, al hecho no se le dio importancia y fue trasladada a la casa del devoto, en la mañana del día siguiente, estaba de nuevo la imagen colgando de la misma rama en el parque, entonces los vecinos comprendieron que la imagen quería un templo y en efecto se lo construyeron. Por años la imagen ha salido a recorrer las llanuras y vecindarios, aliviando penas y recogiendo limosnas, esta imagen se reconoce por la ausencia de dos dedos en una de sus manos






Vejam como altar da igreja católica está cercado de velas e oferendas, algo bem típico deste pais.



Este dia amanheceu de festa, com fogos de artifícios e foguetes por todas partes, eu não entendia nada e quando cheguei na praça percebi do que se tratava, neste dia os novos governantes assumiam seu cargo (presidente, prefeitos, deputados,...). Pela rua encontrei as autoridades indígenas que em passos coordenados e ritmados se dirigiram até a sede do novo prefeito. Lá se sentaram a conversar e negociar pelo que me pareceu e logo todos juntos se dirigiram até o local onde o ato solene aconteceu durante todo o dia.



  





Para finalizar o dia, de noite numa das tantas missas que se realizam durante o dia ... havia um casamento, aui mostro a noiva com seu traje de noiva, o mesmo traje que usam diariamente porém com tecido novo.
















Um comentário:

  1. Virginia, sempre te digo isso: as tuas fotografias em diálogo com teus textos me fazem viajar junto com você por todos esses lugares ricos em arte e cultura. Parabéns.

    ResponderExcluir