quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Santiago de Atitlan Guatemala



Panajachel fica a 34 km de Chichicastenango, às margens norte do lago Atitlán, tendo ao fundo a vista de três imponentes vulcões, Atitlán, Tolina e San Pedro. É o ponto de saída para os diversos povoados em volta do lago: Santiago, Santa Catarina, San Marcos, San Lucas, Santa Cruz. Cada um destes "pueblos" tem um povo de cultura e língua diferentes, e até mesmo as roupas e as cores usadas são distintas.






A cerca de uma hora de viagem de lancha, fica Santiago de Atitlán, um reduto da tradicional cultura Tzutuhil (a etnia mais intelectual e reconhecida pelas suas pinturas tipicas de um ponto de vista superior) com indígenas vestidos em trajes típicos, de cores fortes. Ali os homens é que bordam suas próprias bermudas de maneira bem firme.


No centro da vila, a igreja de Santiago mostra o sincretismo religioso que há no país: entalhada no púlpito de madeira, uma divindade Tzutuhil









Outra devoção local é a entidade maia Maximon A estátua de madeira representa um homem fumando charuto, usando um chapéu e muitas gravatas e lenços. A estátua Maximon, é itinerante, muda de endereço a cada ano, no dia 3 de maio, ocupando a casa de algum integrante da confraria local. Os confrades mostram sua devoção oferecendo bebida e dinheiro.






Nesse dia avistamos pela rua uma prosissao de pessoas que se dirigiam ao cementério levando um morto, nos  aproveitamos para acompanhar e conhecer também esta realidade.






A cidade é bem pequena com aproximadamente 10 mil habitantes e toda montanhosa, para nossa sorte existem um transporte pequeno chamado Tuck tuck que por menos de 1 dólar nos leva para qualquer lado. José (nome bastante comum neste povoado= motorista nos levou para percorrer um pouquinho a cidade e seus arredadores. Visitamos o mercado de verduras, frutos e de tudo que se possa imaginar, o porto, num dos bairros estava sendo inaugurada uma escola, as tecedeiras nas suas casas, uma cooperativas de meninas que trabalham com missangas......


















No final do dia ele nos levou para sua casa e nos apresentou sua familia, Numa pequena casa com dois dormitorios e uma cozinha bem precária convivem ele com sua esposa e seu filho pequeno que domem todos numa unica cama de casal e no outro quarto com uma cama de casal tambem dome sua mae e suas irmas, ele nos contou que seu pai os havia abamdonado ha alguns anos atrás e partiu com outra mulher.






Uma foto nossa









3 comentários:

  1. Noossa que lindas as tuas Fotos Virginia... tá muito lindo teu trabalho! parabéns!!!
    mil beijos
    Vanessa Dorneles

    ResponderExcluir
  2. Virginia, teu trabalho esta cada vez mais forte, e potente!!!
    Admirável vc!!!!bjoss

    ResponderExcluir
  3. amo ficar vendo as fotos e viajando com vc! as fotos estao demais, como sempre, sou fã! bjos, Bianca.

    ResponderExcluir