quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ano Novo Vietnamita (03/02/2011)


Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião, sáo eles: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o javali. No horoscopo chines 2011 será o ano do coelho, porém o zodíaco vietnamita é quase idêntico ao zodíaco chinês, exceto que o segundo animal é o bufalo de água em vez do boi, o quarto animal é o gato ao invés do coelho e do animal oitavo é o bode, em vez das ovelhas.
O Ano do Gato simboliza: delicadeza, sensibilidade e gentileza. Mas ao mesmo tempo, representa forte determinação e perspicácia



Na noite do Ano Novo

• todas as portas e janelas devem estar abertas à meia-noite para deixar o ano velho sair, todas as luzes ficam acesas para representar calor humano, amizade e reconciliação

• a primeira pessoa que se encontra e as primeiras palavras ouvidas considera-se serem importantes para determinar a sorte que se irá ter ao longo do ano.

• ouvir e ver pássaros vermelhos é considerado um bom presságio.

• À meia-noite, há uma grande queima de fogos. Os chineses acreditam que o barulho do foguetório espanta os espíritos indesejáveis

Na véspera (dia 02/02) fomos até o rio onde acontece a queima de fogos, foram 15 minutos de exploçao de cores, efeitos e muitos suspiros da centena de pessoas que se encontravam lá.

‘E incrível como sempre aparecem anjos nas minhas viagens, seja para nos guiar ou para nos acompanhar. Aqui no Vietnã o anjo foi THU, a garota que trabalha na agência onde compramos as passagens e tour. Ela nos convidou para passarmos o dia do com ela e sua família. Nos aceitamos e até ficamos um dia a mais nesta cidade justamente para ter esta experiência, de poder partilhar esta data t’ao importante na casa de uma nativa.


Hoje pela manha ela veio nos buscar e nos levou a sua casa situada num beco, cujo número era 13!. Estava lá seu pai e sua Irma mais nova, sua mãe tinha ido visitar uns parentes e chegou um pouquinho mais tarde. A casa era bem humilde de dois ambientes, mas era toda limpa e cheia de enfeites. Eles nos serviram chá e umas balas de coco e de gengibre. Logo passaram o pano no chão e começaram a trazer as comidinhas e colocar-las diretamentepanqueca) se recheia com macarrão, alface, carne de porco e arroz, se fecha formando um envelope que se adiciona logo um molho de pimenta suave. Estava tudo muito saboroso e eles nos olhavam e ensinavam como deveríamos comer, rimos muito!.

Fazia tanto calor, cerca de 36 C que depois do almoço eles nos convidaram para deitar um pouquinho na cama deles para dormir uma “cestinha” e depois sair para passear, e lá fomos nos duas “caras-de-pau” deitar e dormir sobre uma cama que não tinha colchão apenas uma esteira, mas um pequeno ventilador nos refrescou e esses minutos de sono fizeram toda a diferença no resto do dia.






Visitamos uma praça onde havia várias exposições de uma variedade imensa de flores, peixes, bonsais, havia palhaços e outras atividades para as crianças, varias barraquinhas de artesanato e comidinhas,.... e pouquíssimos turista, essa festa era para as pessoas do local praticamente. Depois fomos caminhando at’e o nosso hotel que ficava na parte “velha da cidade” e passamos por umas avenidas todas iluminadas, edifícios belíssimos, shoppings e pela Catedral que tinha acabado de celebrar a missa e milhões de fieis saindo, aqui no Vietnã eu vi muitas igrejas católicas ao contrario que em Tailândia e em Laos. Muito linda a cidade!!!

Por todas as partes se escutava sempre a mesma música: depois coloco o link






















Um comentário:

  1. Coisa linda!!!!! Legal ser acolhido pelos nativos... Bjus!!!!

    ResponderExcluir