quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O Delta do Rio Mekong


 O Rio Mekong nasce no Tibet e depois percorre a China, Mianmar, Tailandia, Laos, Camboja e Vietnã. Com um comprimento de aproximadamente 1535 km, é o 13.° mais longo e 10.° mais volumoso rio do mundo. O nome Mekong vem do idioma tailandes e significa Mae Nam Khong, onde Mae pode ser traduzido como Mãe, e Nam como água. A bacia do Mekong tem uma das biodiversidades mais ricas do mundo, com mais de 1200 espécies de peixe, sendo a principal fonte de alimentação da população ribeirinha. Por ele tínhamos feito a travessia de Tailandia para Laos.

Pagamos um pacote por 2 dias pelo valor de U$ 26 com transporte, refeições e hospedagem inclusa. No primeiro dia visitamos algumas comunidades ribeirinhas, entre elas uma fabrica bala de coco, outra produz mel e derivados, outra uma variedade de frutas, paramos para almoçar numa delas que emprestaram bicicletas para dar uma volta pelo vilarejo, passamos pelas casas flutuantes, em outra andamos de canoa por um igarapé e logo pegamos um bus por 3 horas até a cidade de Can Tho, onde acontece o maior mercado flutuante do país.

Nos vilarejos conseguimos entrar na casa das pessoas, na fachada nesta época colocam flores amarelas, conhecer os interiores das casas e observar o quanto as mulheres e os homens também sáo vaidosos se arrumando nos diferentes saloes de beleza, quiça para esperar a chegada do Ano Novo.





















 
Ao chegar na cidade o bus estacionou frente a um hotel bacana, todos desceram e nos entramos na fila até que o guia nos informou que o nosso pacote comportaria a hospedagem na casa de um nativo, uma “Homestay”. Ficamos então a espera da pessoa responsável que veio nos buscar num taxi e nos levou até o porto para mais uma vez subirmos numa canoa com outros 8 turistas (coreanos, australianas, americana e alemã) por 20 minutos rio adentro até chegar na sua casa. Ele construiu na parte de trás uns pequenos chalés de madeira, com janelinhas sem vidros, camas com mosquiteiros e um único banheiro comunitário do lado de fora. Tudo isso para hospedar e assim tirar um trocado extra, uma boa idéia. No inicio ficamos um tanto apreensivas, desejando o conforto de um hotel com ar condicionado e internet, ao mesmo tempo riamos de mais uma “aventura” e desta vez sem querer, pois, foi uma opção nossa na agencia, o preço era o mesmo que se tivéssemos ficado no hotel, mas como a mulher que nos atendeu falou que os turistas preferiam isto nos é claro que também optamos por isso, ela deve ter nos visto com cara de “hippies”, eu mesmo atraio isso (risos). Para nossa alegria ao chegar à casa dele, a sua familia (esposa, mãe e filhos) nos acolherem de uma maneira muito carinhosa, serviram uma janta tipicamente vienense com peixe fresco e outras quitutes, uma das melhores comidas que provamos até agora e ainda para completar a noite o dono nos ofereceu uma água ardente feita de arroz garantindo um bom sono, sem "sentir" os mosquitos.





As 6 a.m. nos acordou e logo entramos na canoa e saímos ao encontro de um outro barco maior onde estavam os demais turista que dormiram no hotel. Nessa hora estavam muitas mulheres lavando roupa, louça, pescando, tomando banho,... tudo no mesmo rio, igual as comunidades ribeirinhas da Amazônia. Uma vez que nos encontramos com os demais, pulamos para o barco maior, já estamos craque em subir, descer do barco para o trapiche e vice-versa e ainda de canoa para barco... sempre com a mochilas nas costas! Partimos então até o esse lugar nesse mesmo rio onde acontece o mercado flutuante e NADA, hoje por ser vésperas de Ano Novo excepcionalmente não aconteceu, para nossa desilusão.

Mas faz parte, ao final estamos tendo TANTA sorte com tudo, que de vez em quando algo errado vem para contrabalancear. Quanto a nossa sorte temos certeza que é fruto das orações de nossos familiares e amigos que nos acompanham enviando sempre bons fluídos. Muito Obrigada pessoal!!!

Agora chegamos no hotel de Ho Chi Minh para tomar um banho, nos arrumar e sair para festejar o Ano Novo na beira do rio com fogos de artifícios! Pela segunda vez vamos dar aos boas vindas a 2011! Que chic!...esperamos que seja bem bom este ano, pois nunca antes foi recebido 2 vezes consecutivas








Um comentário:

  1. Virginia
    no me puedo dejar de admirar el hecho de que se esté realizando ese sueño de viajar mundo que tenias desde chica. Te acordas que te deciamos Virginia Hollywood?
    Maravilloso el blog! no sabia que escribias tan bien.
    Beso
    Andres

    ResponderExcluir