domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sien Reap - Camboja

Partimos de Phnom Penh com muita vontade de ficar, mas como estavámos no fim de nossa viagem, pegamos um bus para Sien Reap e chegamos depois de 7 horas de viagem. No caminho nos deparamos com a culinária mais exótica que já havíamos visto. Baratas, aranhas, sapos, rãs, ganhafotos, tartarugas em típicas baraquinhas à venda (fotografias serão anexadas na página do blog que falará da culinária asiática). Os turistas que não se atreviam a degustar, somente analisavam o pessoal nativo comer com todo desconforto e curiosidade.

Chegando em Sien Reap, cidade no noroeste de Camboja, com 160 mil habitantes a qual esta localizada às margens do rio de mesmo nome, abriga templos como de Angkor Wat e Bauphon sendo patrimônio histórico da humanidade. Siem Reap tem um ar interiorano, mas possui um centrinho repleto de hotéis, restaurantes, cafés, livrarias, mercados de artesanato local e tudo mais que possa satisfazer as vontades do turista.

Como somos mulheres de sorte, no terminal do bus que chegamos logo encontramos um motorista de Tuk Tuk (transporte local) que nos deu todas as informações possíveis da cidade e nos guiou para os pontos de nosso interesse.

Visitamos uma espécie de "vila flutuante", onde uma grande parte da população local vive da pesca. Nos deu pena ver as condições que as pessoas moram, imaginando toda a humidade do local e a vida escassa que levam, no entanto, deslumbram de um por do sol maravilhoso.

À noite, tivemos o prazer de degustar os mais variados sabores de comidas típicas da região diante um show maravilhoso, com dança e música local.

No dia seguinte, resolvemos visitar as ruínas de Angkor que estão localizadas em meio a florestas e terras ao norte do Lago Grande (Tonle Sap) e ao sul dos montes Kulen, próximo à moderna Siem Reap. Na área de Angkor foram encontradas mais de mil ruínas de templos, variando em escala de pilhas de escombros até o imponente templo Angkor Wat, considerado o maior monumento religioso do mundo. O sítio de Angkor recebe mais de dois milhões de visitantes anualmente.

Seguimos a dica de nosso motorista de amanhacer no local, por este motivo acordamos as 5 e meia da manha. Visitamos os 5 principais templos do local. Nos deparamos com imensas ruinas ilustrando desenhos em suas paredes que traduzem o estilo de vida das pessoas que ali habitavam a mais de 1000 anos atrás. Ficamos impressionadas com os detalhes e grandeza e todo esse império.

Um dos templos que mais nos chamou atenção foi o "templo das árvores", as mesmas eram gigantes com raízes grandiosas que envolviam toda a construção de pedras do templo. Ficamos impressionadas com a energia do lugar, com o sonido do canto dos pássaros e as folhas de um canto a outro empurradas pelo brisa do vento. Tivemos sorte por chegar cedo, pois não havia turistas, diferente do horários que resolvemos voltar, nos deparamos com inúmeros deles.

Outro detalhe que nos chamou atenção foi no principal tempo, de Angkor Wat, uma espécie de cava para rebecer a chuva que servia como lugar para os deuses que vinham do céu se banharem.

Neste mesmo dia visitamos o mercado da cidade, bebemos o melhor shake de coco que ja havíamos provado e ainda visitamos a população local. No caminho tivemos a oportunidade de vivenciar um dos rituais budistas que nem sempe acontece em um dos templos afastado da cidade. Nos deparamos com várias mulheres de idade que se dedicam exclusivamente a vida espiritual. Possuem a tradição de raspar todo o cabelo, traziam muitas comidas ao local com a explicação de ofertá-las aos espiritos, como exemplo, pessoas conhecidas ou familiares mortos.

Camboja é realmente um país muito pobre, mas com uma riqueza espiritual sem tamanho. um contraste cultural gigante.

1. Adorei as fotos das dançarinas e do templo Angkor Wat. Parabéns amiga. Viagem fantástica. Tenho divulgado este blog - as pessoas estão maravilhadas.