segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A caminho de Laos


De CHIANG MAI nos informaram que podíamos pegar o barco para Laos nesse mesmo dia, e como já tínhamos visitado tudo o que queríamos, decidimos partir. Faltava 2h para partir e precisávamos resolver algumas ”cositas”, então subimos num tuck tuck (transporte local – moto com carroça atrás) e corremos para a estação de trem tentar vender nossos tickets de volta para Bangkok e ainda passamos pelo ”Saturday Market” (mercado de fim de semana na rua com milhões de lojinhas na rua até 12 p.m.), para comprar um agasalho e um par de roupas, pois estávamos com pouquíssima roupa, uma vez que nosso plano inicial era retornar a Bangkok no dia seguinte para depois ir a Camboja ... loucas ou não, mudamos os planos em cima da hora acreditando que assim ganharíamos tempo e o trajeto seria mais lógico. A outra alternativa seria ir de avião mas o bilhete custava caro (U$ 200) e não seria o mesmo que chegar por terra, ou melhor, por rio.

“Caminante no hay camino, se hace camino al andar”.

As 21h uma VAN nos recolheu no hotel e viajamos durante 5 horas até CHIANG KOOH, uma cidade que faz fronteira com LAOS, chegamos as 2:30 a.m. e o pacote incluía uma noite num ‘hotelzinho’ e todo o transporte por U$60. As 7 a.m. uma camionete nos levou para a beira do rio onde uma canoa nos cruzou para Laos. Ali no porto mesmo, fizemos nosso visto (U$ 30) no meio de milhões de turistas desinformados porque ninguém sabia nos informar nada, um Laos, perdáo um CAOS. A maioria das pessoas locais fala um inglês muito ruim, igual ou pior que meu mas por sorte viajo com uma expert em inglês e nem ela consegue se comunicar direito!

Prontos os VISTOS saímos caminhando para o porto onde embarcaríamos num no ‘slow boat’ (barco lento) e no caminho um taxista nos perguntou se não queríamos ir de “speed boat” (barco rápido) para nossa surpresa eles nos contou que nesse barco a viagem seria de 6 horas e não de DOIS DIAS, como assim????? Como não saber que havia um transporte mais rápido? Porque haveríamos de perder um dia da nossa viagem num barco? Eu que já tinha lido o relato de alguns viajantes tudo o que eu não queria era perder dois dias viajando já que tínhamos tão pouco tempo. Sem pensar duas vezes e nos sentindo espertas pedimos para que nos levasse até o porto desse barco, no caminho só pensávamos os quanto seria melhor esse barco, seria um Titanic? Mas ao chegar ... que desilusão, se tratava de uma canoa voadora com capacidade de 8 pessoas, NEM MORTAS! Jamais embarcaria em algo assim e se virasse todo meu equipamento iria por água abaixo, literalmente!

Voltamos para o porto do nosso barco e nos unimos ao grupo e lá embarcamos numa canoa gigante, mais de 200 pessoas, sentadas em baquinhos desconfortáveis por 7 horas, paramos para dormir num comunidade ribeirinha um pouquinho mais desenvolvida das que vimos pelo caminho, pois está preparada para hospedar todos os turistas que passam diariamente pelo rio. Dia seguinte, 7 a.m. seguimos nossa interminável viagem rio adentro até chegar em LUANG PRABANG.


O rio é afluente do rio MEKONG, com uma largura aproximadamente de 100m, possui pelas beiras muitas rochas e montanhas cobertas de vegetação, encontramos vários pescadores em pequenas canoas com redes e outros instrumentos típicos daqui que não sei o nome.





 Luan Prangan nos recebeu com um por-do-sol encantador!  


















2 comentários:

  1. Aventura e Paciência....momentos para refletir.Abraço, Angeles

    ResponderExcluir
  2. Não quisestes viajar de voadeira?? KKKK
    Concordo, viajar é uma coisa diferente de chegar...viajar é o processo, e é isso que importa. Não podias correr o risco de dar teu equipamento para as piralhas do rio.
    Viagem mágica!

    Beijo.

    ResponderExcluir