sábado, 8 de janeiro de 2011

Uruguai


A viagem para Uruguai tinha a princípio dois motivos fortes: encontrar com uma grande amiga - Carmen Ramirez que mora em NY e buscar uma câmera fotográfica que ela trazia para mim, depois minha cunhada Simone e minha mãe decidiram ir junto então eis o terceiro grande motivo: passear e conhecer um pouco mais essa terra.

Saímos de Florianópolis em avião diretamente a Montevidéu (2:30h) pela linha aérea uruguaia - PLUNA, uma viagem ótima, tranqüila, rápida. (observação: o avião não serve sequer um copo de água, eles passam vendendo refrigerante e alimentos). Ao chegar em Montevidéu alugamos um carro por 60$ (dólares) a diária e nos mandamos para Punta del Leste a 130km.

Estrada boa, plana, vazia e muito vazia....sem caminhões, sem carros, sem quase construções nas beira.

PUNTA DEL LESTE

Chegando em Punta del Leste paramos para comer uma PARRILLADA e saímos a procura do apto de meu primo, depois de muitas voltas conseguimos achar antes que a chuva desabasse em nós. 




Punta del Leste é uma cidade linda, toda organizada, casas riquíssimas, está entre os 10 balnéarios de luxo mais famosos do mundo, freqüentado por artistas, milionários e membros da alta sociedade de vários países. Uma das maiores atrações são os Cassinos Conrrad e Mantra e as lojas de grifes famosas.

Atrações:

- Monumento “Los Dedos” - a mão que sai da areia na Parada 4 da Praia Brava foi levantada 1982 pelo artista plástico chileno Mario Irrazábal. A mão significa a presença do Homem na Natureza, o Homem surgindo à Vida.



- Casapueblo - o artista plástico uruguai Carlos Páez Vilaró, conhecido e premiado no mundo inteiro, mora. Seu ateliê fica na parte mais alta da casa, que tem ainda um restaurante e um hotel. Esse obra arquitetônica nada convencional, localizada em Punta Ballena, há 15 km do centro de Punta del Este, começou a ser construída em 1958, a partir de um cômodo feito de latas. Mais tarde foi revestido com ripas de madeiras que vinham de navios naufragados. Anos mais tarde com cimento e cal, "pregou" uma espécie de tela de galinheiro nas paredes de madeira e pintou sua casa, feita toda à mão, de branco. A intenção foi dar contraste com o céu e o mar.  Vilaró acredita fazer parte do sol e diz que a arte e a vida são como um largo caminho cheio de portas que devem ser abertas para descobrir o que há por trás de cada uma. Para ele, sempre falta algo, sempre há portas para serem abertas.



Parque de las esculturas: do artísta Pablo Atchugarry não pode deixar de ser visitado, fica em Manatiales há 30 km de Punta del Leste e se encontram esculturas em mármore






- puerto




- La Barra

- Playa Brava - prai dos surfistas


- Fábrica do doce de leite de marca -  "La Pataia"
con los famosos criochitos de grasa
- Puente Leonel Vieira - ponte ondulada em formato de “M”, que diverte as pessoas sobre a foz do Arroio de Maldonado desde 1965 para ir até a Barra
 - Museo Ralli -  entre as incríveis mansões dos milionários no bairro Beverly Hills, está o  museu que possui uma das mais importantes coleções de arte figurativa contemporânea latino-americana do mundo. Criada em 1987, a casa abriga também salas especiais dedicadas a artistas como Miró, Dalí e Chagall. Entrada franca.




COLONIA DEL SACRAMENTO


É uma cidade bem colonial reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Localizada há 180 km de Montevideue a 50 Km de Buenos Aires. Foi fundada há 330 anos por Manuel Lobo, a mando do Império Português no século XVII para fazer frente aos espanhóis que então dominavam Buenos Aires. Por sua localização estratégica, foi um dos principais alvos das batalhas protagonizadas por Portugal e Espanha ao longo do século 17, quando disputavam a divisão das terras do Novo Mundo. Após diversos conflitos pela posse do local, finalmente um acordo foi firmado em 1750, no qual Portugal entregava a disputada Colônia para a Espanha. Mesmo assim, missionários jesuítas discordaram do pacto, permanecendo ali até 1762, quando os espanhóis enfim tomaram o lugar. A arquitetura colonial que restou caracteriza uma fisionomia distinta e única no país: ruas estreitas de pedra iluminadas por antigos lampiões (conhecidos como faróis), casas cobertas com telhas de barro e decoradas com tradicionais azulejos lusitanos, que testemunham uma história de mais de 300 anos.  Colônia é uma das mais importantes portas do Uruguai. Com o lema -"a porta está sempre aberta, entre sem bater", esta pequena cidade de 20 mil habitantes recebe milhares de turistas de todas as partes do mundo.



MONTEVIDEU

Capital do Uruguai. É também a sede administrativa do Mercosul, da ALADI. Localiza-se na zona sul do país, às margens do rio da Prata e é a cidade latino-americana com a maior qualidade de vida e se encontra entre as 30 cidades mais seguras do mundo.

Conhecida pela sua famosa marca BURMA e a qulidade da lã
curiosidade: Burma é uma cidade localizada na região montanhosa que bordeja ambos os lados da fronteira entre Índia e Myanmar (antiga Burma), vive a tribo Menashe (Shinlung), algo em torno de um a dois milhões de pessoas. Casaram-se com chineses e têm a aparência de sino-burmeses, mas toda a tribo é consciente de sua ancestralidade israelita.



 - Puerto de Montevideu

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário