quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Laos

LAOS - "Terra de Milhões de Elefantes”


• Antigamente a Indochina era dividida em Laos, Vietnã e Camboja. Ex- colônia de Franca conquistou sua independência em 1949, por isso muitos falam Frances embora o idioma oficial seja o lao. Tem 3 etnias: Lao Loum (68%), Lao Theung (22 %) e Lao Soung (9 %).

• É um país pequeno com cerca de 7 milhoes de habitantes e o fato de ser tão montanhoso possui uma economia discreta, baseada na agricultura de subsistência, no turismo e na artesanato. A moeda local é o kIP (1 dólar é igual a 8.000 Kip).


• A fronteira norte do país faz parte da região conhecida como o TRIANGULO DOURADO (Mianmar, Laos e Tailândia), terceiro maior produtor mundial de ópio (matéria prima da heroína), isso explica o motivo porque muitos turistas nestes países, droga fácil e barata. Na Tailandia ainda há o turismo sexual, é impressionante a quantidade de senhores já de idade estrangeiros que andam acompanhados de garotas tailandesas, muitas vezes é mais como companhia de viagem, já cruzamos vários destes casais.

• É um país COMUNISTA com um sistema legal baseado nos costumes tradicionais, na lei francesa, na prática socialista e na ausência de qualquer liberdade política.
• A instabilidade política na região causada pela Guerra Fria provoca uma guerra civil e diversos golpes de estado. Em 1975, é proclamada a República e instala-se o governo comunista de Pathet Lao, apoiado pelo Vietnã e Uniao Soviética. Entretanto, os norte-americanos, em plena guerra do Vietna, estenderam a sua luta contra o comunismo até ao Laos, despejando mais de 1,9 milhões de toneladas de bombas.


• A Religião é dividida em: Budismo (65%), Animista (32,9 %) e uma pequena parcela de Catolicismo e outros (2,1 %). Os primeiros missionarios catolicos chegaram em 1630, apesar da constituiçao laosiana conter principios favoraveis a liberdade religiosa, o governo continua a restringir essa liberdade, forçando cristaos a renunciarem sua fé, fechando igrejas e até mesmo separando familias cristas.

2 comentários: